O Xadrez da Vida
O xadrez é um jogo para duas pessoas em um tabuleiro com 32 peças (16 para cada jogador) de seis tipos. Cada peça move-se de forma distinta. O objetivo do jogo é dar o xeque-mate, isto é, ameaçar o Rei do oponente com a captura inevitável. Os jogos não terminam necessariamente com o xeque-mate, os jogadores com certa frequência desistem se acreditam que irão perder. Cada movimento requer muito cuidado, a distração é o inimigo vital dos jogadores.
Na vida não é diferente, cada decisão que tomamos é muito importante, a falta de cuidado pode ser fatal, não são poucas as pessoas que moveram as peças errado e estão pagando caro, talvez por uma ansiedade, mau conselho, medo, ambição em fim, acabaram sofrendo graves consequências.
Ninguém é culpado na derrota dos jogadores, a decisão de mover as peças não é de outro, xadrez não é futebol que se joga com time, assim também é a vida, nós não temos um time que decida por nosso sucesso, pode ser que exista uma torcida e não um time. Nossa decisão é pessoal, tanto o fracasso como a vitória depende exclusivamente do jogador.
A maior vergonha do derrotado não é perder o jogo e sim não assumir sua culpa na derrota desistindo de jogar, sempre escolhendo a alguém para culpar ao invés de si mesmo, obviamente não se ganha sempre, uma ou outra vez nos deparamos com decisões difíceis, enfrentamos problemas que são fortes adversários, e ainda que sejamos derrotados em uma partida haverá outras para reverter à situação.
Fortes não são os que ganham sempre e sim os que não desistem de jogar com desculpas sem sentido, quanto maior seja o nosso adversário maior é a força que recebemos, força esta que nos anima para vencer na próxima partida.
A vida não foi criada para retroceder ou diminuir, muito menos parar, em nenhuma espécie do planeta, no mundo selvagem tais termos não existe, todos lutam pela vida, ou você se move ou te comem a única espécie que não observa esta realidade é o homem.
Se você não tinha Em Que Pensar, pense nisso.
Comentários
Postar um comentário